O bom momento da economia brasileira está estimulando os brasileiros a investirem mais em viagens de férias. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva revelou que seis em cada dez pessoas planejam gastar com roteiros e passagens para celebrar o Natal e o Ano Novo longe de casa. As regiões com praias lideram as preferências (57%), seguidas por grandes cidades fora do litoral (18%) e pequenas cidades. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um faturamento de R$ 157,7 bilhões para a alta temporada de novembro de 2024 a fevereiro de 2025.
Em relação à hospedagem, 49% dos viajantes preferem ficar em hotéis ou pousadas, enquanto 24% optam pelo aluguel de casas ou apartamentos, segundo o Instituto Locomotiva. Esse cenário abre grandes oportunidades para pequenos negócios de diversos segmentos, especialmente aqueles ligados ao turismo.
De acordo com uma pesquisa do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, o setor já representa cerca de 60% do faturamento dos pequenos negócios no turismo. A busca por experiências autênticas é o principal motivador para nove em cada dez turistas brasileiros, com destaque para atividades em contato com a natureza e ecoturismo (57%), além de momentos de relaxamento, procurados por quase 70% das pessoas.
Setores com maior potencial no verão
O segmento de serviços é um dos mais promissores durante o verão, com ênfase em turismo, saúde, beleza e estética. O Sebrae destaca as seguintes oportunidades:
Para fomentar o turismo, o Sebrae desenvolve programas como o Agentes de Roteiro Turístico (ART), que já atendeu mais de 18,2 mil pequenos negócios em 700 municípios, promovendo 283 roteiros em 176 regiões. Em 2024, 152 roteiros participaram de eventos de negócios nacionais.
O Sebrae também atua por meio do Polo de Ecoturismo, que dissemina conteúdos para ajudar empreendedores a implementar ações sustentáveis em destinos turísticos. Desde 2023, o Polo de Referência em Turismo de Experiência promove o desenvolvimento de experiências autênticas, fortalecendo pequenos negócios e incentivando a inovação no setor.
Com tantas possibilidades, o verão se apresenta como um período promissor não apenas para os turistas, mas também para os empreendedores dispostos a aproveitar as demandas da alta temporada.
Fonte: capitalist
Essas informações ajudam os nossos clientes a se manterem atualizados e bem informados à respeito das atualizações da legislação vigente, pagamento de impostos e obrigações diversas, e ainda trazem orientações sobre gestão empresarial.