Quando descobrimos mais aspectos da nossa vida, melhoramos nossa qualidade de vida.
Vivemos numa época de grande agitação e múltiplas atividades. Temos sempre a sensação de que a vida está passando rápida demais. Tornou-se comum ouvir falar e buscar uma melhor qualidade de vida.
Mas, na realidade, o que é qualidade de vida? Fazer exercícios físicos regularmente? Praticar esportes? Ter uma alimentação balanceada?
Será que o ser humano tem apenas as necessidades físicas e biológicas para atender?
A cada dia se descobre que qualidade de vida é muito mais que isso: é qualidade de pensamento, do ambiente físico, do trabalho, das emoções etc.
Para tornar a vida mais saudável e mais satisfatória em nosso dia-a-dia, devemos compreender melhor o que é realmente qualidade de vida e suas dimensões.
1• Existir é a nossa capacidade de perceber a nossa missão de vida, quando conseguimos responder às perguntas: 'quem sou eu'? Sou capaz de integrar outros aspectos à minha vida, como a vida afetiva, criativa e familiar?
2• Qualidade do viver é o desenvolvimento de um projeto de vida, conhecendo seus pontos fortes e fracos. Estou colocando meus projetos em ação? Aonde quero chegar? Quanto dinheiro quero em meu bolso? Por quê e para quê?
3• Conviver com qualidade é a nossa capacidade de amar, colaborar, transcender, abrir caminhos para a intuição. Podemos ser mais solidários.
4• Servir com qualidade é dar sentido à nossa vida, agregando valor à vida dos outros. Viver na prática o sentido ético de fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós.
Portanto, o perfil de cada indivíduo, seu ambiente de formação, a percepção de seus valores e missão e, por fim o seu relacionamento com o outro, devidamente trabalhados, podem oferecer uma melhor qualidade de vida.
Para amenizar o stress, precisamos de um planejamento pessoal e de um objetivo de vida. Quando conseguirmos responder a estes novos desafios, haverá maior satisfação em nossa vida, o que aumentará nossa auto-estima.
Além do tradicional check-up médico, podemos implantar em nosso cotidiano um check-up de qualidade pessoal, que inclui mais aspectos de nossa vida.
Empresas que contam com dirigentes e colaboradores com qualidade de vida pessoal, conseguem melhorar o padrão de qualidade em seus produtos e serviços.
• Desenvolver habilidades afetivas.
• Desenvolver a capacidade de perdoar.
• Desenvolver o sentimento de gratidão.
• Desenvolver o sentimento de justiça.
Qualidade de vida muitas vezes é associada ao sentimento e concepção de felicidade, que é o quanto você gosta da vida que leva.